Pesquisar neste blogue

terça-feira, 5 de abril de 2011

O arco dos dislates

Como forma de convite à leitura integral, cito duas passagens de um lúcido texto do jornalista Viriato Teles (seguidor deste blog) sobre a actual crise política e as "soluções" do arco da governação. Explanada num português de qualidade já inabitual, é esta uma crítica com que totalmente me identifico:

«[...] Confesso que me diverte esta facilidade com que tantos e tão diversificados expertos procuram fazer-nos passar por parvos. Tentando, por exemplo, fazer-nos acreditar que a diferença entre os partidos "do arco da governação" e os outros está no "sentido de responsabilidade" de que alegadamente só os primeiros são detentores. O "sentido de responsabilidade" que os levou a ignorar tudo aquilo que já desde há 30 anos tem sido sobejamente alertado -- por gente com certeza irresponsável e sem currículo à altura [...]».

«Angustia-me, porém, a passividade com que tantos e tão alarmantes disparates são escritos, publicados, lidos e aceites como se se tratasse de verdades elementares e irrefutáveis.»
[...]
«Algures entre o divertimento e a angústia, o arco da governação está sempre presente. No meio dos políticos, como dos jornalistas, onde tanta gente continua a confundir o quarto poder com o quarto do poder.»

Ler artigo completo, intitulado "O Arco da Governação", em www.viriatoteles.com

Sem comentários:

Enviar um comentário